sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chernobil: A verdade sobre o acidente.

Como hoje completa 27 anos do acidente, vamos fazer uma série sobre Chernobil onde mostraremos o que aconteceu com seu reator para causar o acidente nuclear mais famoso do século passado. Além disso vamos mostrar como funcionava o reator. Quais as consequências da contaminação e como está o lugar nos dias de hoje.

Esqueça o sensacionalismo e vamos atacar os fatos documentados.

Acidente em Chernobil ocorreu em 26 de abril de 1986

Preste atenção nesses pontos:

  • O acidente Chernobil em 1986 foi o resultado de um projeto falho na planta do reator que tinha uma equipe despreparada no momento do acidente.
  • A fumaça causada pelo incêndio e explosão dispensou ao menos 5% do núcleo do reator radioativo na atmosfera a favor do vento.
  • Dois trabalhadores da usina de Chernobil morreram na noite do acidente, e mais 28 pessoas morreram em poucas semanas de envenenamento por radiação aguda.
  • O Comitê Científico das Nações Unidas para os Efeitos da Radiação Atômica (sigla UNSCEAR)  diz que, além do aumento do número de casos de cânceres da tireóide, "não há qualquer evidência de um grande impacto na saúde pública atribuída à exposição pela radiação 20 anos após o acidente."
  • As áreas onde as pessoas tiveram de ser realocadas já estão voltando ao seu restabelecimento.

O desastre na usina de energia nuclear em Chernobil que ocorreu em abril de 1986 na Ucrânia foi produto de uma falha no projeto do reator soviético somado com sérios enganos feitos pelos funcionários da usina. Foi uma consequência direta do isolamento causado pela Guerra Fria e o resultado da falta de uma cultura de segurança.

Map of Ukraine and Belarus


O acidente destruiu o reator quatro de Chernobil, matando 30 pessoas entre operadores e bombeiros nos primeiros três meses, e outras mortes ocorreriam mais tarde mas sem que houvesse necessariamente relação ao acidente. 

Uma pessoa foi morta imediatamente e uma segunda morreu no hospital pouco depois, como resultado de ferimentos recebidos. Foi reportado que mais uma outra pessoa morreu naquele instante de uma trombose coronária. Inicialmente foram diagnosticadas 237 pessoas responsáveis pela limpeza com a síndrome de radiação aguda (ARS), entretanto foram confirmados apenas 134 casos. Desse número, 28 pessoas morreram por conta da síndrome dentro de algumas semanas após o acidente. Outras 19 morreram entre 1987 e 2004, mas nenhuma dessas mortes podem ser necessariamente atribuídas a exposição da radiação. Fora do local do acidente nenhuma outra pessoa sofreu de efeitos causados pela radiação aguda, embora uma grande parte dos cânceres de tireóide infantil diagnosticados desde o acidente pode ter sido causado pela ingestão de iodo radioativo precipitado. Além disso a população de uma grande área da Bielorússia, Ucrãnia e Rússia também foi contaminada de vários níveis. 


O desastre de Chernobil foi o único acidente da história da energia nuclear comercial onde ocorreram fatalidades relacionados a radiação. Mesmo assim, o projeto do reator é único e o acidente foi, portanto, de pouca relevância se comparado com o tamanho da indústria nuclear fora do bloco de Leste.

Tradução: Professor Gois.


A próxima parte da série falaremos do complexo energético de Chernobil.
Acompanhe, e tenha um bom divertimento.

Até logo,
Professor Gois


Nenhum comentário:

Postar um comentário