quinta-feira, 25 de abril de 2013

A estrutura da dupla hélice do DNA completa 60 anos.

Atenção vestibulando, sempre que chegamos em anos que representam décadas de grandes eventos os vestibulares costumam enfatizar o assunto. Então a aposta para esse ano é no DNA. Afinal nesse hoje é 60º aniversário da publicação do artigo sobre a dupla hélice, e há menos de um mês foi o 10º aniversário da publicação do genoma humano.

Feliz Aniversário DNA


Vamos conhecer um pouco mais desse assunto. Não só para mandar bem no vestibular mas para saber o que a nova Medicina Personalizada pode fazer por todos nós nos próximos anos.

Foi em 25 de abril de 1953 que o americano James Watson e o britânico Francis Crick publicaram seu modesto estudo na Revista Nature informando a descoberta da estrutura do DNA. Seu artigo ainda pode ser visto na íntegra sem alterações diretamente no site da Nature. (Clique aqui para acessar o artigo original.)

Nove anos depois da descoberta Watson e Crick receberam o Prêmio Nobel de Medicina ao lado do britânico Maurice Wilkins que explicou algumas funções biológica associada a dupla hélice. (Apesar de terem sido nomeados para o Nobel de Química)

Meio século mais tarde mais tarde, a descoberta da dupla hélice desembocou no sequenciamento do genoma humano, que por sua vez desencadeou um processo de revolução científica e tecnológica na Medicina como um todo.

Quase todas as doenças humanas têm um componente genético. Ou são causadas diretamente ou, no mínimo, são influenciadas (para o bem ou para o mal) por características genéticas individuais de cada paciente. Conhecer e entender essas características, portanto, é um dos objetivos mais importantes da medicina moderna. A chamada "medicina personalizada".

A tecnologia para isso avança numa velocidade espantosa. O sequenciamento e mapeamento do perimeiro genoma humano custou quase US$ 3 bilhões e levou mais de dez anos para ser concluído. Hoje, pode-se sequenciar um genoma humano em um dia, por cerca de US$ 1 mil, numa única máquina.

"A tecnologia hoje nos permite fazer coisas que jamais imaginávamos possíveis." - Emmanuel Dias Neto, pesquisador do Centro Internacional de Pesquisas e Ensino do Hospital A. C. Camargo.

Confira a linha do tempo do DNA abaixo e o infográfico muito legal para compreender como o DNA funciona.

Bons estudos.
Até a próxima.
Professor Gois

Fonte notícia: Estadão
Fonte imagens: Folha


fonte: FOLHA



Nenhum comentário:

Postar um comentário