quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Música do Wando homenageia o Fóton

Isso mesmo, o compositor Wando que faleceu essa semana fez o maior sucesso falando das características do Fóton.
Os fótons estão presentes nas ondas eletromagnéticas. No início do século passado havia muita pesquisa para se determinar se a luz era feita de partículas ou de ondas. Depois de tentarem buscar um meio responsável pela propagação da luz e virem que não havia nada, concluíram que a propagação da luz (onda eletromagnética) independe do meio.

Tá, agora qual é a música que o WANDO criou para homenagear o Fóton:

A música é Fogo e Paixão, vamos acompanhar um trecho para entender:
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Você é LUZ,
É Raio,
É Estrela,
e Luar
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Nesse trecho ele nos diz que a Luz é formada de fótons, e todos os elementos dessa parte da música só são possíveis graças ao fóton. A luz está presente no raio pois existe aceleração de elétrons, a luz está presente nas estrelas pelas imensa fusão atômica e temperatura elevadíssimas, e a luz das estrelas, em particular a luz do Sol ao refletir na lua nos permite ver o luar.

E para continuar, só mais uma parte:
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Manhã de SOL,
Meu IA-IA
Meu IO-IO
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Eis mais uma demonstração do conhecimento do fóton. Aqui ele reforça que o Sol nos fornece os fótons necessários para a vida na Terra, e a expressão IA-IA e IO-IO, representa as cristas e os vales das ondas eletromagnéticas.
Alguns podem até dizer que o IA-IA representam as ondas do campo elétrico (E), e o IO-IO as ondas do campo magnético (B) presentes em todas as ondas eletromagnéticas.


É isso, e o restante da música foi feito apenas para vender discos.
:- )

O Fim do Mundo chegou para o WANDO (1945-2012).


ATENÇÃO: Esse post é apenas uma homenagem da Escolinha do Prof.PG ao cantor WANDO.
Qualquer semelhança com a verdadeira inspiração para a música Fogo e Paixão é mera coincidência.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia - Abre Inscrições

Atenção amigos professores e pesquisadores de Ciências e Física que se interessam em Astronomia.

Você não pode ficar de fora dessa.
Trata-se do segundo Simpósio Nacional da Educação em Astronomia.



O II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (II SNEA) será realizado no Instituto de Física da USP, na cidade de São Paulo, SP, no período de 24 a 27 de Julho de 2012.

Objetivos
Reunir e favorecer a interação dos pesquisadores em Educação em Astronomia, com as finalidades de discutir trabalhos de pesquisa recentes e de tratar temas de interesse da área.

- Atividades do Evento
  • Conferências, mesas-redondas e debates;
  • Apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em torno da temática da pesquisa em Educação em Astronomia.
  • I Escola de Formação de Professores em Educação em Astronomia, destinada prioritariamente a professores da Educação Básica que tenham por interesse o aprimoramento de seus conhecimentos em ensino de astronomia.

- Público Alvo
  • Interessados na pesquisa em Educação em Astronomia, incluindo professores da Educação Básica e da Educação Superior.
  • Estudantes de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Astronomia, Física, Química, Biologia, Geociências) e Educação.
  • Estudantes de Licenciatura em Ciências, em Física, em Biologia, em Geografia em Pedagogia e em Geociências que estão se iniciando na pesquisa na Área de Educação em Astronomia.
  • Formadores de professores das áreas das Ciências Naturais e/ou Educação, pertencentes a Universidades, Instituições de Educação Superior e Institutos de Pesquisa.
  • Pesquisadores em Educação de Ciências e áreas afins.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Três dicas para sobreviver sem Sacolinhas Plásticas.

Desde o dia 25 de Janeiro de 2012, nós consumidores, não podemos mais usar sacolas plásticas gratuitamente em qualquer supermercado do estado de São Paulo.

Não venho discutir esse acordo entre empresários e o governo do estado. Nem venho colocar em discussão o fato das sacolinhas continuarem no supermercado, não mais no balcão para embalar sua compra, mas sim nas prateleiras para serem vendidas. Mas minha intenção é passar algumas alternativas para viver bem, mesmo sem as sacolinhas plásticas do supermercado, que sempre embalaram todos os cestos de lixo das nossas casas.

OUTRAS ALTERNATIVAS:
Desde que não tive mais as sacolinhas fui obrigado a repensar as embalagens que chegam em casa e sempre foram jogadas no lixo...
Hoje usamos essas embalagem como os próprios cestos de lixo.


O que você faz com a caixa de leite que termina?
Nós abrimos a parte superior e cortamos a caixa com tesoura.Quando ela está cheia, basta fechar a caixa e levar para a lixeira adequada.

E sobre a garrafa PET?
Nós usamos um estilete para abrir uma "escotilha" na garrafa para servir de entrada do lixo, até porque fazer o lixo passar pelo gargalo da garrafa seria muito trabalhoso. E quando estiver cheia, basta fechar a escotilha fechando a garrafa cheia de lixo. Então descartamos o lixo sem usar sacolinhas plásticas.

E o que você faz com o saquinho de papel das padarias?
Nós compramos sempre cerca de 6 pães para pegar saquinhos que se encaixam perfeitamente nos cestos do banheiro.


O ideal, para facilitar a vida da turma da Reciclagem, seria usar embalagens de papel para jogar lixos de papel, e usar garrafas PET para armazenar plásticos.

Mas é claro que só pelo fato de não usarmos as sacolinhas do mercado, a natureza agradece.

Pense nisso... E não se desespere... sempre existe uma solução inteligente.
:- )

Abraço.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sugestão para Músicos


Caro Aluno de Música,

Você precisa conhecer esse software de aprimoramento musical que o ajudará a treinar seu ouvido.
Independente de seu nível, certamente poderá aproveitar muito bem essa poderosa ferramenta.

Trata-se do EAR Master (Ear é Ouvido em Inglês).

Imagine ouvir a nota e coloca-la no ponto certo do pentagrama?
Para mim, que sou baterista é ótimo para não ficar "boiando" quando a Banda pede para tocar em Lá, ou Dó... Eu LÁ sei o que é DÓ?!  :- )

Enfim, essa é a sugestão da SEMANA: ESTUDEM SEMPRE.

Não importa o estilo da sua banda.
E não importa o instrumento que você toca.
Todos precisam estudar individualmente antes de ensaiarem.

Estude muito e faça boa música. O público agradece!
Até a próxima.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gráfico da Função Horária do MRU (S x t)

Agora vamos mostrar umas imagens que podem ajudar a compreender como a Função Horária do Movimento Retilíneo Uniforme foi formada.


MOVIMENTO UNIFORME:


Definimos Velocidade de um corpo como sendo a distância (Ponto final - Ponto inicial) percorrida em um determinado espaço de tempo (Tempo final - Tempo inicial).


Sendo assim, Velocidade Constante é aquela na qual independente do tempo passado, ela não sofre alterações.

Como na imagem abaixo.







ANALISANDO O TEMPO PASSADO E O PERCURSO.


Lembramos que toda trajetória tem um ponto inicial, mas não necessariamente o cronômetro é acionado no ponto inicial. Na imagem abaixo vemos que o automóvel já tinha passado pelo ponto inicial quando o cronômetro foi acionado (t=0seg). E depois de um tempo o cronômetro foi parado. Nesse exemplo (t = 20seg).
Veja abaixo:






ANALISANDO O GRÁFICO COM A FUNÇÃO HORÁRIA


Ao formar um Gráfico (S x t) devemos colocar a reta do Espaço Percorrido na Ordenada do gráfico. E o Tempo gasto na Abscissa do gráfico. Confira na imagem abaixo.



Note que o primeiro ponto da reta dos Tempos marca o momento em que o cronômetro foi acionado (t=0) e o trecho analisado mostra todo o percurso do movimento em Velocidade Uniforme.


Agora veja a semelhança do gráfico e da função horária do movimento retilíneo uniforme que já comentamos no post anterior.



S = S0 + Vt


Notou a semelhança?
Como seria o gráfico se o automóvel estivesse VOLTANDO? Faça o Gráfico e comentem aqui.


Entrem e comente. Deixando sempre o nome do professor e da escola que você tem aulas de Física.

Até a próxima.

Imagens: http://www.fisicapaidegua.com/conteudo/conteudo.php?id_top=010103

sábado, 7 de novembro de 2009

Função Horária do Movimento Retilíneo Uniforme

Vamos começar uma série de auxílio aos estudantes de Física, entre outras Exatas.
A idéia surgiu enquanto acompanhava uma aula de Física do Professor Amilton para o EJA(Escola de Jovens e Adultos) na Escola Prof.Caran na zona sul de São Paulo.

Nesse primeiro POST falaremos sobre MOVIMENTO UNIFORME.

CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

FUNÇÃO HORÁRIA

É bom esclarecer aqui que FUNÇÃO HORÁRIA é qualquer função que possui elementos capazes de determinar uma posição de um corpo a certa velocidade em função da passagem do tempo.

Nesse POST vamos nos limitar a estudar FUNÇÃO HORÁRIA do MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME.

LEMBRETE: MOVIMENTO UNIFORME é aquele que não se altera ao passar do tempo. Então se o corpo estiver parado por um certo tempo, ele NÃO está em movimento uniforme, pois sua velocidade é igual a 0m/s (zero metros por segundo). Nesse caso dizemos que o corpo está em REPOUSO. Se durante esse mesmo tempo, o corpo se deslocar de um ponto a outro sem alterar a velocidade, ele estará então, em movimento uniforme.


EM FUNÇÃO DE...
Quando dizemos que o Ponto Final (S) é determinado em FUNÇÃO da passagem do Tempo (t), estamos dizendo que se conhecermos um dos dois, o outro será facilmente descoberto.
Temos que compreender que para se determinar qual é o Ponto Final (S), devemos conhecer de onde começou a medir e somar algum valor, portanto devemos conhecer o Ponto Inicial (S1) e somar algum valor.
Seria o mesmo que dizer matematicamente: A = B + C.
Onde A seria Ponto Final (S). B seria Ponto Inicial (S1). C seria o fator que vai determinar a posição final. Logo C vai depender da Velocidade (V) e do Tempo (t).
Vamos esclarecer cada um desses elementos.

O TEMPO NÃO PÁRA
Já dizia o poeta Cazuza: "O tempo não pára!"
Antes de acionar o cronômetro, o tempo no cronômetro está marcando: 0:00:000. Exatamente quando acionamos o cronômetro o tempo continua zerado até que se passa uma fração de tempo e é possível ver o cronômetro marcando: 0:00:001 , 0:00:002 , e assim por diante até pararmos o cronômetro e ver quanto tempo (t) se passou.
A função horária permite determinar a posição final (S) em qualquer tempo (t).



VALORES FIXOS (CONSTANTES) DA FUNÇÃO

POSIÇÃO INICIAL (S1): O START do cronômetro. O momento onde (t = 0 zero segundos). Para se saber a posição inicial (S1) basta saber em que ponto se está ao acionar o cronômetro.A posição inicial (S1) independe da passagem do tempo (t). Não importa se passaram segundos, horas, dias ou anos, o ponto inicial (S1) não se altera. Para se determinar em que ponto final (S) um corpo estará é necessário conhecer em que ponto ele começou (S1).

VELOCIDADE (V): Como estamos tratando exclusivamente de movimento uniforme a velocidade (V) também independe da passagem do tempo (t). Desde o momento em que acionamos o cronômetro até o momento em que paramos o cronômetro a velocidade se mantém a mesma. Para se determinar em que ponto final (S) um corpo estará é necessário conhecer em que velocidade (V) esse corpo está se movendo.



MONTANDO A FUNÇÃO HORÁRIA:
Sempre que precisamos saber o valor de um elemento de uma função precisamos isolar esse elemento para estudo.
Sendo assim, vamos isolar o Ponto Final (S) de um lado da FUNÇÃO e para equacionar (balancear) a FUNÇÃO vamos colocar os demais elementos do outro lado da função.


Voltando para a Equação Matemática (A = B + C)
Vamos usar os elementos corretos na Função.


S = S1 + V t


Lembre-se que em uma equação, sempre resolvemos primeiro a multiplicação ou divisão para depois resolver a soma ou subtração.
Então nesse caso resolva sempre o fator Velocidade (V) x tempo (t) antes de resolver o restante da FUNÇÃO.


No proximo POST vamos falar mais sobre FUNÇÃO HORÁRIA DO MOVIMENTO UNIFORME.

Bons estudos.
Entrem, comentem e coloque o nome da sua Escola e seu Professor.