sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Gráfico da Função Horária do MRU (S x t)

Agora vamos mostrar umas imagens que podem ajudar a compreender como a Função Horária do Movimento Retilíneo Uniforme foi formada.


MOVIMENTO UNIFORME:


Definimos Velocidade de um corpo como sendo a distância (Ponto final - Ponto inicial) percorrida em um determinado espaço de tempo (Tempo final - Tempo inicial).


Sendo assim, Velocidade Constante é aquela na qual independente do tempo passado, ela não sofre alterações.

Como na imagem abaixo.







ANALISANDO O TEMPO PASSADO E O PERCURSO.


Lembramos que toda trajetória tem um ponto inicial, mas não necessariamente o cronômetro é acionado no ponto inicial. Na imagem abaixo vemos que o automóvel já tinha passado pelo ponto inicial quando o cronômetro foi acionado (t=0seg). E depois de um tempo o cronômetro foi parado. Nesse exemplo (t = 20seg).
Veja abaixo:






ANALISANDO O GRÁFICO COM A FUNÇÃO HORÁRIA


Ao formar um Gráfico (S x t) devemos colocar a reta do Espaço Percorrido na Ordenada do gráfico. E o Tempo gasto na Abscissa do gráfico. Confira na imagem abaixo.



Note que o primeiro ponto da reta dos Tempos marca o momento em que o cronômetro foi acionado (t=0) e o trecho analisado mostra todo o percurso do movimento em Velocidade Uniforme.


Agora veja a semelhança do gráfico e da função horária do movimento retilíneo uniforme que já comentamos no post anterior.



S = S0 + Vt


Notou a semelhança?
Como seria o gráfico se o automóvel estivesse VOLTANDO? Faça o Gráfico e comentem aqui.


Entrem e comente. Deixando sempre o nome do professor e da escola que você tem aulas de Física.

Até a próxima.

Imagens: http://www.fisicapaidegua.com/conteudo/conteudo.php?id_top=010103

sábado, 7 de novembro de 2009

Função Horária do Movimento Retilíneo Uniforme

Vamos começar uma série de auxílio aos estudantes de Física, entre outras Exatas.
A idéia surgiu enquanto acompanhava uma aula de Física do Professor Amilton para o EJA(Escola de Jovens e Adultos) na Escola Prof.Caran na zona sul de São Paulo.

Nesse primeiro POST falaremos sobre MOVIMENTO UNIFORME.

CONTO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

FUNÇÃO HORÁRIA

É bom esclarecer aqui que FUNÇÃO HORÁRIA é qualquer função que possui elementos capazes de determinar uma posição de um corpo a certa velocidade em função da passagem do tempo.

Nesse POST vamos nos limitar a estudar FUNÇÃO HORÁRIA do MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME.

LEMBRETE: MOVIMENTO UNIFORME é aquele que não se altera ao passar do tempo. Então se o corpo estiver parado por um certo tempo, ele NÃO está em movimento uniforme, pois sua velocidade é igual a 0m/s (zero metros por segundo). Nesse caso dizemos que o corpo está em REPOUSO. Se durante esse mesmo tempo, o corpo se deslocar de um ponto a outro sem alterar a velocidade, ele estará então, em movimento uniforme.


EM FUNÇÃO DE...
Quando dizemos que o Ponto Final (S) é determinado em FUNÇÃO da passagem do Tempo (t), estamos dizendo que se conhecermos um dos dois, o outro será facilmente descoberto.
Temos que compreender que para se determinar qual é o Ponto Final (S), devemos conhecer de onde começou a medir e somar algum valor, portanto devemos conhecer o Ponto Inicial (S1) e somar algum valor.
Seria o mesmo que dizer matematicamente: A = B + C.
Onde A seria Ponto Final (S). B seria Ponto Inicial (S1). C seria o fator que vai determinar a posição final. Logo C vai depender da Velocidade (V) e do Tempo (t).
Vamos esclarecer cada um desses elementos.

O TEMPO NÃO PÁRA
Já dizia o poeta Cazuza: "O tempo não pára!"
Antes de acionar o cronômetro, o tempo no cronômetro está marcando: 0:00:000. Exatamente quando acionamos o cronômetro o tempo continua zerado até que se passa uma fração de tempo e é possível ver o cronômetro marcando: 0:00:001 , 0:00:002 , e assim por diante até pararmos o cronômetro e ver quanto tempo (t) se passou.
A função horária permite determinar a posição final (S) em qualquer tempo (t).



VALORES FIXOS (CONSTANTES) DA FUNÇÃO

POSIÇÃO INICIAL (S1): O START do cronômetro. O momento onde (t = 0 zero segundos). Para se saber a posição inicial (S1) basta saber em que ponto se está ao acionar o cronômetro.A posição inicial (S1) independe da passagem do tempo (t). Não importa se passaram segundos, horas, dias ou anos, o ponto inicial (S1) não se altera. Para se determinar em que ponto final (S) um corpo estará é necessário conhecer em que ponto ele começou (S1).

VELOCIDADE (V): Como estamos tratando exclusivamente de movimento uniforme a velocidade (V) também independe da passagem do tempo (t). Desde o momento em que acionamos o cronômetro até o momento em que paramos o cronômetro a velocidade se mantém a mesma. Para se determinar em que ponto final (S) um corpo estará é necessário conhecer em que velocidade (V) esse corpo está se movendo.



MONTANDO A FUNÇÃO HORÁRIA:
Sempre que precisamos saber o valor de um elemento de uma função precisamos isolar esse elemento para estudo.
Sendo assim, vamos isolar o Ponto Final (S) de um lado da FUNÇÃO e para equacionar (balancear) a FUNÇÃO vamos colocar os demais elementos do outro lado da função.


Voltando para a Equação Matemática (A = B + C)
Vamos usar os elementos corretos na Função.


S = S1 + V t


Lembre-se que em uma equação, sempre resolvemos primeiro a multiplicação ou divisão para depois resolver a soma ou subtração.
Então nesse caso resolva sempre o fator Velocidade (V) x tempo (t) antes de resolver o restante da FUNÇÃO.


No proximo POST vamos falar mais sobre FUNÇÃO HORÁRIA DO MOVIMENTO UNIFORME.

Bons estudos.
Entrem, comentem e coloque o nome da sua Escola e seu Professor.